Um livro e um cantinho

13 set

Retomando o que falei no último post, andei pensando sobre lugares gostosos para ler. São tantos, e parece que cada livro combina mais com um lugar.

Eu costumava, ainda costumo, sei lá, fazer uma caminhada no clube do qual sou sócia. Ele é no meio do mato, cheio de cachoeiras, florestas, etc. Lá tem uma trilha por dentro da mata que termina no topo de uma montanha com uma piscina de água natural. Mais de uma vez, quando eu estava precisando de inspiração pra escrever, eu me sentei na beirada da piscina e as palavras apareceram na minha cabeça.

E, claro, é o lugar ideal para ler. Costumo levar uma mochila com algumas coisinhas e fico sentada na beiradinha, lendo livros com o som delicioso de água caindo ao fundo. Nem sempre eu posso ir lá, então acho que o meu segundo lugar preferido pra ler é a varanda da minha casa, especialmente no sol de fim de tarde. Junto umas cadeiras, me aconchego e abro o livro. Pra me tirar dali, só com uma proposta muito irrecusável.

Alguns livros, como foi o caso de Hunger Games pra mim, desobedecem os cantinhos. Eles ficam se mexendo dentro da mochila, pedindo pra sair, e até no trabalho já arrumei uma escapulidinha pra ler pelo menos algumas palavras. Daqueles que você quer colocar debaixo da mesa e fingir que está prestando atenção em outras coisas, quando na verdade sua cabeça está 100% nas páginas.

A praia também é uma delícia. Eu não moro em uma cidade de praia então nem sempre posso aproveitar, mas sempre que tenho a chance, acordo cedo, quando a maré ainda tá alta e o sol bem fraquinho e vou me deitar na areia pra ler. Gostaria de poder fazer isso mais vezes.

Qualquer canto quietinho é bom pra ler. E se o livro for maravilhoso, ele cria os cantinhos, onde quer que você esteja.

Deixe uma resposta

