O tal E-reader

14 set

E aí gente? Faz tempo que eu não escrevo por aqui então me perdoem por isso. O curso anda meio corrido e fica difícil achar tempo pra postar. Também não quero ficar atulhando o blog de baboseiras só pra falar que estou postando.

Mas hoje achei um assunto relevante.

Vamos falar de E-Readers.

Bom, eu sempre fui meio contra o E-Reader. Como todo viciado em livros, eu gosto de sentir o cheiro, gosto de sentir o peso, de virar a página e de ter uma biblioteca em casa. O livro eletrônico sempre me pareceu meio… frio.

Eis que eu mudei pro Canadá e meu ritmo de leitura não mudou. Aliás, é capaz até de ter aumentado, porque aqui tem todos os títulos que eu quero por um preço muito mais baixo. EU comecei a comprar livros, um atrás do outro, sem me preocupar com o espaço na minha casa.

Vamos esclarecer uma coisa. Eu sou uma estudante, morando em Dowtown Vancouver, o que basicamente significa que eu moro em um apartamento pequeno. Claro, no Brasil eu tinha espaço pra livros, mas aqui fica muito, muito difícil. O que fazer então? Ler menos? Entulhar a casa? Acho que meu namorado não ia gostar muito de se desviar de livros pra pegar uma cerveja na geladeira.

Outro ponto: recentemente conversamos com uma mulher que recruta pessoas para estúdios como a ILM, Pixar, Dreamwors, Digital Domain, etc. Uma coisa que ela disse me chamou atenção: “live light”. Ou seja, vocês podem ser contratados para morar em qualquer lugar a qualquer minuto, então não fique carregando duzentas mil coisas com  você nesse seu começo de carreira.

No meu caso, se eu for mudar para qualquer lugar agora, ou mesmo voltar para o Brasil, vou ter que enviar pelo menos 6 caixas grandes de livros antes de mim. Isso não é prático e eu posso acabar tendo que deixar livros pra trás, coisa que partiria meu coração.

Pensando nisso, eu comprei um Kobo, um E-Reader de formato aberto, feito por uma empresa canadense. Estava meio desconfiada, mas desde que o comprei (faz menos de um mês) já li três títulos e estou super satisfeita. A verdade é que o E-Reader é meio que como alugar um filme: você não compra o Blu-Ray de um filme que não viu ainda e não sabe se é bom. Se você alugar um filme e se apaixonar por ele, saia e compre a edição especial.

O E-Reader é feito para ler. Eu comprei o mais simples possível: não é tablet, não é telefone, não é porcaria nenhuma exceto um livro digital. Querem saber as vantagens? Se eu estou lendo a noite e de repente termino meu livro, basta eu conectar ao meu computador, comprar outro e começar a ler. Faço isso em 2 minutos. Ah, e os preços! Você consegue comprar ótimos livos por 5 dólares, as vezes até 99 centavos!

EU ainda vou à livrarias porque gosto do ambiente. Ainda vou à biblioteca porque adoro estar cercada de livros. Compro edições especiais, livros “Art Of” e tudo mais , porque esses não dá pra ter no Reader.

Mas a verdade é que eu posso ler a mesma quantidade de livros (ou mais) sem me preocupar com o espaço que estão ocupando. A realidade é triste, vivemos em um mundo onde não temos tanto espaço, mas eu não precisei sacrificar nada dos meus hábitos de leitura, e isso é maravilhoso.

Um amigo meu me indicou um texto onde o autor comprou um reader e disse mais ou menos isso: “eu achei que gostava de peso de livros, de virar páginas, de sentir o papel nos dedos. Mas depois de ter um Kindle, descobri que eu gosto mesmo é de ler”.

E isso é verdade para mim também!

4 Respostas to “O tal E-reader”

  1. Vollzin setembro 14, 2012 at 11:12 pm #

    E

    • Vollzin setembro 14, 2012 at 11:17 pm #

      Eu tenho pensado em comprar um E-Reader, também, por causa da facilidade que ele dá. Muitas vezes os livros que quero ler saem mais barato em e-book que em edições nacionais que demoram pra sair e nem sempre são 100%, e a possibilidade de levar um biblioteca pra qualquer lugar também não é nada mau. Como tem sido sua experiência com o Kobo? Conheço muito gente que tem Kindle e já vi muita coisa sobre ele, mas sobre o Kobo só sei que ele começará a ser vendido aqui no Brasil pela Cultura — o que é muito bom, já que a Amazon só promete e nunca chega aqui com o Kindle. Como é as sensação de ler nele? Irrita os olhos ou cansa fácil? Dizem que o Kindle por ter e-ink é perfeito, como é no Kobo? Ah, e as promoções de e-book para Kobo são tão boas como a para Kindle — dá para comprar livro pra Kindle na Amazon e ler no Kobo — ?

      Que legal que você postou novamente, e desculpe pelo erro no comentário, algumas vezes o wordpress me trolla.

      • Luiza Salazar setembro 15, 2012 at 6:04 pm #

        Ei Vollzin,
        Então, eu acho o Kobo ótimo. Não sei se tem jeito de comprar livro pelo Kindle e colocar no Kobo, mas a Indigo (que é a fabricante do Kobo) tem uma variedade imensa de livros. Até agora achei todos que eu quis.
        Sobre cansar a vista, não cansa nada. É exatamente igual ler uma página de livro, você precisa de iluminação externa e é super tranquilo.
        Eu vivo recebendo promoções, códigos de desconto pros livros e etc. Estou achando muito bacana!

  2. Matheus Goulart setembro 15, 2012 at 6:10 pm #

    Oi Luiza!

    Eu comprei recentemente um Kindle e adoro. Estou meio decepcionado por saber que os livros desse Kobo chegarão mais rápido do que os livros do Kindle, mas mesmo assim, eu não ligo muito porque posso aprimorar minha leitura em inglês :) Ótimo post.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 28 outros seguidores

